Níveis de conscientização no uso das TICs levadas à pesquisa em Educação
DOI:
https://doi.org/10.48163/rseus.2024.12126-37Palavras-chave:
TIC y Educación, Niveles de Conciencia, DocenciaResumo
A educação, assim como a utilização das TIC, caracterizam-se pela essência social e cultural que os demarca. Por isso, ao investigá-los é fundamental olhar para eles de forma abrangente, interpretando-os a partir dos indivíduos que os protagonizam, mas também a partir de seus grupos, de sua história, de seu contexto. Com base nisso, surge a preocupação de apresentar uma alternativa metodológica que permita o conhecimento abrangente dos níveis de consciência no uso das TIC no contexto educativo, a partir dos seus protagonistas. Para isso, toma-se como ponto de apoio a Espiral Dinâmica de Desenvolvimento adaptada aos Níveis de Consciência no uso das TIC, uma abordagem teórica que surge de dois dos fundamentos mais significativos da abordagem Integral-Holônica: a teoria holográfica e a Dinâmica Espiral. Cada nível de consciência dá a possibilidade de descrever uma perspectiva das TIC e o potencial do sujeito que as utiliza. Na espiral existem sete níveis pelos quais você pode viajar e aprofundar essas potencialidades, entendendo que as etapas ou níveis não são exclusivos. Cada nível representa uma representação das TIC no contexto educativo em que operam os sujeitos participantes, mas implica também a possibilidade de passar para qualquer um dos outros níveis da espiral. Os aspectos teóricos e metodológicos que enquadram a identificação destes níveis de consciência permitem garantir o rigor científico na investigação. O que leva a uma abordagem mais precisa dessa realidade.
Downloads
Referências
Ameigeiras, A. (2006). El abordaje etnográfico en la investigación social. En I. Vasilachis (Coord.), Estrategias de investigación cualitativa. Barcelona, España: Gedisa
Barbera, N. y Inciarte, A. (2012). Fenomenología y hermenéutica: dos perspectivas para estudiar las ciencias sociales y humanas. Multiciencias, 12(2), 199-205. Recuperado de: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=90424216010
Díaz, L. (2011). Visión investigativa en ciencias de la salud (Énfasis en paradigmas emergentes). Trotsky Vargas – Luis García.
Martínez, M. (1998). Investigación Cualitativa Etnográfica en Educación. (3ra ed). México: Trillas
Rodríguez, G., Gil, J. y García, E. (1996). Metodología de la Investigación Cualitativa. España: Ediciones Aljibe
Strauss, A y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial universitaria de Antioquía.
Taylo, S. y Bogdan, R. (2000). Introducción a los metodos cualitativos de investigación. La búsqeda de significados. Ediciones Paidós Ibérica, S.A.
Wilber, K. (2000). Integral Psychology. Consciousness, spirit, psychology, therapy. Bosto-U.S.A.: Shambhala Publications, Inc
Wilber, K. (2006). Los tres ojos del conocimiento: la búsqueda de un nuevo paradigma. 5ta ed. Barcelona-España: Editorial Kairós, S.A.
Wilber, K.(ed) (2008). El paradigma holográfico: una exploración en las fronteras de la ciencia. 7ma ed. Barcelona-España: Editorial Kairós, S.A.
Wilber, K. (2017). Una teoría del todo: Una visión integral de la ciencia, la política, la empresa y la espiritualidad. Traducción del inglés de David González Raga. 5ed. Barcelona. España: Editorial Kairós, S.A.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marymili Segura Vera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política para revistas de acceso abierto
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
a. Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons (CC-BY), que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
b. Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.