PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NACIONAIS SOBRE EDUCAÇÃO DOS SURDOS
BIBLIOGRAPHICAL RESEARCH OF NATIONAL SCIENTIFIC ARTICLES ON EDUCATION FOR THE DEAF
DOI:
https://doi.org/10.47966/avan-inv.2020.7142-50Palabras clave:
educação de surdos, pesquisa bibliográfica, escola bilíngue.Resumen
Este estudo adotou como temática a educação de surdos. Seu objetivo foi proporcionar um aprendizado aprofundado sobre a educação de surdos, seus desafios no Brasil e no mundo, assim como identificar e selecionar métodos e técnicas normalmente utilizados pelos pesquisadores que estudam educação de surdos. Por meio do método de pesquisa bibliográfica, foram selecionados os dez artigos científicos nacionais considerados mais relevantes pela plataforma de pesquisa conhecida como Periódicos Capes. Como resultado, é possível destacar dois pontos chaves na literatura sobre educação de surdos: (i) forte crítica à abordagem oralista, e (ii) grande destaque para a escola bilíngue, com ênfase na formação de professores e na infraestrutura das escolares.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Avances de investigación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Política para revistas de acceso abierto
Los autores/as que publiquen en esta revista aceptan las siguientes condiciones:
a. Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la licencia de atribución de Creative Commons (CC-BY), que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
b. Los autores/as pueden realizar otros acuerdos contractuales independientes y adicionales para la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (p. ej., incluirlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro) siempre que indiquen claramente que el trabajo se publicó por primera vez en esta revista.